This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

As Ocorrências Em Que Você Podes Perder Seu Imóvel - Época NEGÓCIOS

Oito Erros Comuns Pela Hora De Adquirir Um Imóvel

Mostrar tudo o que você gasta no papel ou no micro computador é condição primordial pra assumir uma compra de enorme período como a de um imóvel. Assim sendo, disponibilizamos uma planilha de gastos que você pode imprimir ou baixar pra completar no teu computador. “As pessoas encontram que fazer controle significa perda de independência. Não é nada disso! Ter moderação pela hora de gastar só aumenta a propriedade de vida”, esclarece o educador financeiro Mauro Calil, do centro de estudos Calil & Calil, de São Paulo. Comece por distinguir quanto você ganha, quanto gasta e se tem dívidas ou dinheiro guardado.

Advertisement

É o conselho do consultor financeiro Reinaldo Domingos, presidente do Instituto de Educação Financeira DiSOP, de São Paulo. Faça do sonho uma meta: “Determine o valor do imóvel desejado e estipule um tempo pra adquiri-lo”, recomenda Reinaldo, do DiSOP. Lembre-se que os bancos aceitam o comprometimento de até 30% da renda líquida no crédito. Um 500, o padrão de existência vai cair. Reinaldo lembra ainda que, ao financiar a compra, você necessita ter certeza de que poderá bancar as parcelas e ainda deixar o lugar pronto para viver. “Em um apartamento novo, como por exemplo, acabamentos, mobiliário, iluminação e seguro custam, em média, 50% do valor do imóvel.

O percentual cai pra 20% ou 30% no caso de um usado”, explica. Mauro recomenda classificar as dívidas e eliminar as mais caras, quer dizer, aquelas cujos juros são altos - como as do cartão de crédito e as do cheque especial. “A reeducação financeira é uma questão de hábito e independe do quanto se ganha”, anuncia Reinaldo.

Advertisement

Ele lembra que, com o crédito tão acessível, é comum encerrar comprando supérfluos - e usando dinheiro que não é respectivo. Como diz Mauro, inclusive até quando a experiência financeira é alta, não se pode realizar tudo. Que tal fazer um curso de finança pessoal? Procure na sua cidade organizações que ofereçam cursos sobre isto planejamento financeiro.

E pesquise bem na web, uma vez que há boas escolhas, como os cursos da BM&F Bovespa. Quando duas pessoas se introduzem, passam a ter objetivos comuns, como obter residência, reformar, adquirir móveis ou ter filhos. “O casal podes usar uma ou duas planilhas, todavia, com planos em comum, as contas irão se misturar”, ressalta Mauro. Pra Mauro Calil, “o impecável é conservar o nível de consumo ligeiramente abaixo da renda para garantir sensatez financeira e uma aposentadoria saudável”. Desse modo, é possível defrontar os contratempos com maior segurança.

Advertisement

“Caso você perca o emprego, continuará comprometido com aquela prestação equivalente a 30% do que ganhava antes. E isto até o encerramento do crédito”, complementa Reinaldo. Mauro chama a atenção pra mais um objeto: “Faça um plano de saúde. Se você tiver um filho ou sofrer um acaso, podes gastar milhares de reais na inexistência de uma cobertura”.

As grandes aquisições sobrecarregam o orçamento, contudo as compras cotidianas, ainda que pequenas, representam um agradável dinheiro ao longo do tempo. No quadro abaixo, visualize quanto se gasta em trinta anos com outras bobagens e o quanto você poderia dominar se investisse este mesmo valor com rendimento de 1% ao mês. Os dados são do consultor financeiro Reinaldo Domingos.

Advertisement
  • Sonho longe zoom_out_map
  • Como Poupar E Investir > ( sendo três suítes)
  • Se mal conservado poderá riscar e manchar
  • três sifões nas pias (banheiro)
  • cinco Dica - Procure acompanhar o negócio com olhos de invest
  • Defina o perfil desejado
  • Considere que terá de arcar com despesas para a reforma do novo bem

Antes de assinar o contrato, notifique você não tenha nenhum dívida em aberto, seja com um parente ou com o banco. Além desses Sugestões Pra Escolher Um Imóvel Para Obter • Imóvel Vender , considere também novas compras parcelas, como aquele banho de loja que ficou no cartão de crédito. O negócio, a partir de agora, é acumular dinheiro. Crediário e Cheque Especial também entra em dívidas, tá excelente? Se você já está em dívidas, tente negociar isso da melhor forma. Porém só assine o teu contrato no momento em que todas estiverem quitadas. Em um universo de indefinições e juros altos, ter uma reserva emergencial é responsabilidade.

Advertisement

Na hora de pensar em adquirir um imóvel, mais ainda. Como Comprar O Primeiro Imóvel? , as corporações mandam os funcionários ainda que ou dificuldades de saúde gravíssimos podem vir a acontecer. Com o dinheiro guardado, tudo fica mais descomplicado de ser resolvido. Procure ter o suficiente pra cobrir os gastos mensais de no mínimo seis meses. Logo, se seus gastos são de 2,cinco 1 mil reais, assim, sua reserva vai ter que ser de, ao menos, 15 mil reais, o que será suficiente pra encarar todos os imprevistos que aparecerem. “Há muita desinformação no mercado.

Muita gente compra um imóvel e não domina que precisa reservar dinheiro para pagar o gasto do contrato, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Registro no Cartório”, aconselha Andreza Reis, que é consultora da Cfin. Quem sabe você agora tenha ouvido essa frase e ela ou seja que você deve acrescentar seus investimentos financeiros como se fosse contas a ser pagas, logo não se tem que guardar só no momento em que sobrar. Uma ideia poderá ser a de fazer depósitos programados.

Share This Story

Get our newsletter